CLASSES REGULARES

  •  HISTÓRIA DAS CLASSES
 1922 — São introduzidas as Classes Progressivas MV: Amigo, Companheiro, Camarada e Guia Camarada.
1930 — Estabelecidas Classes MV Preliminares: Abelhinhas Laboriosas, Luminares, Edificadores.
1938 — Publicado o Manual de Guia.
1945 — Reimpresso o Manual de Guia.
1956 — Acrescentada a Classe Progressiva Explorador. Também, é dividida a Classe de Líder.
Treinamento de Líder para Liderança Jovem e Juvenil.
Revisão do Manual de Líder.
1958 — Acrescentado Classes Progressivas MV: Amigo da Natureza, Companheiro de Excursionismo, Guia de Novas Fronteiras.
1963 — Revisão do Manual de Líder.
1966 — Acrescentada a Classe Progressiva Pioneiro.
1972 — 50º Aniversário das Classes Progressivas MV: Amigo, Companheiro, Guia e Líder.
1982 — Classe Progressiva de Excursionista acrescentada entre as classes de Pioneiro e Guia.
Texto compilado do livro “HISTÓRIA DOS DESBRAVADORES”, John Hancock
  • CLASSES REGULARES E AVANÇADAS:

Os requisitos devem ser acompanhados e avaliados por um instrutor responsável.

1. Ter, no mínimo, 10 anos de idade.

2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores.

3. Decorar e explicar o Voto e a Lei do Desbravador.

4. Ler o livro do Clube do livro Juvenil do ano em curso.

5. Ler o livro “Pela Graça de Deus”.


1. Decorar os livros do Antigo Testamento, e dividi-los em suas cinco áreas. Demonstrar habilidade em encontrar qualquer um destes livros.
1. Pentateuco
2. Livros Históricos
3. Livros Poéticos
4. Profetas Maiores
5. Profetas Menores 
2. Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir (o número 4 pode ser de sua própria escolha):
• Grandes passagens
1) Êxodo 20:13-17 - 2) Mateus 5:3-12 - 3) Salmos 8:5-9 4) ...
• Salvação
1) Eclesiastes 12:1 - 2) João 3:16 - 3) Ezequiel 33:11 4) ...
• Doutrina
1) João 10:10 - 2) II Timóteo 3:15 - 3) I Tessalonicenses 4:16 4) ...
• Oração
1) Mateus 6:9-13 - 2) Marcos 1:35 - 3) I Samuel 12:23 4) ...
• Relacionamentos
1) Lucas 2:52 - 2) Lucas 4:16 - 3) Efésios 6:1 4) ...
• Comportamento
1) Provérbios 17:22 - 2) Provérbios 12:22 - 3) Filipenses 4:4 4) ...
• Promessas/Louvor
1) Salmos 107:01 - 2) Salmos 103:13 - 3) Filipenses 04:19 4) ...
3. Decorar e explicar o Salmo 23 ou Salmo 46.


1. Dedicar, pelo menos duas horas, ajudando alguém necessitado em sua comunidade, através de duas das seguintes atividades:
a. Visitar alguém que precisa de amizade e orar com essa pessoa;
b. Oferecer alimento a alguém carente;
c. Participar de um projeto ecológico ou educativo.
2. Demonstrar como ser um bom cidadão no lar e na escola.

1. Mencionar dez qualidades de um bom amigo e apresentar quatro situações diárias onde você praticou a Regra Áurea de Mateus 7:12.

2. Conhecer o Hino Nacional de seu país e o que ele significa.


1. Utilizando a experiência de Daniel, completar o seguinte:
1. Explicar os princípios de temperança que ele defendeu ou participar em uma apresentação/encenação sobre Daniel 1.

2. Decorar e explicar Daniel 1:8.

3. Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável.
2. Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos.

3. Completar uma das seguintes especialidades de Natação Principiante I ou Acampamento I.


1. Participar de uma caminhada de 3 horas ou 8 quilômetros cumprindo algum requisito de uma das especialidades da seção “Estudos da Natureza”.


1. Completar uma das seguintes especialidades:
a) Gatos
b) Cães
c) Mamíferos
d) Sementes
e) Aves de Estimação
2. Conhecer os diferentes métodos para purificar água e demonstrar sua habilidade em construir um abrigo. Em seguida, considerar o significado de Jesus como a água da vida e nosso refúgio.

1. Demonstrar como cuidar corretamente de uma corda. Fazer e explicar o uso prático dos seguintes nós:
•  Simples
•  Direito
•  Cirurgião
•  Lais de guia
•  Cego
•  Lais de guia duplo
•  Escota
•  Catau
•  Pescador
•  Fateixa
•  Volta da fiel
•  Nó de gancho
•  Volta da ribeira
•  Ordinário
2. Participar de um Acampamento em que haja, pelo menos, um pernoite.

3. Ser aprovado em um teste de Segurança Geral.

4. Armar, desarmar, limpar e guardar uma barraca e preparar uma cama de acampamento, com materiais naturais.

5. Apresentar 10 regras para uma caminhada e explicar o que fazer quando estiver perdido.

6. Aprender os sinais para seguir uma pista. Fazer e seguir uma pista de 2 quilômetros, com no mínimo 10 sinais, que também possa ser seguida por outros.


1. Completar uma especialidade na área de “Artes e Habilidades Manuais”.


1. Decorar, cantar ou tocar, e explicar o significado do Hino dos Desbravadores.

2. Em consulta com o seu líder, escolher um dos seguintes personagens do Antigo Testamento e conversar com seu grupo sobre o amor e cuidado de Deus e o livramento demonstrado na vida de cada um.
•  José
•  Jonas
•  Ester
•  Rute
3. Levar, pelo menos, duas visitas à Escola Sabatina ou ao Clube de Desbravadores.

4. Demonstrar boas maneiras à mesa com um grupo de pessoas que tenham idades diferentes.

5. Demonstrar como assar, ferver e fritar alimentos em um acampamento, ou completar a especialidade de Fogueiras e Cozinha ao Ar Livre.

6. Conhecer e identificar 10 flores silvestres e 10 insetos de sua região.

7. Começar uma fogueira com apenas um fósforo, usando materiais naturais, e mantê-la acesa.

8. Usar corretamente uma faca, facão e uma machadinha e conhecer dez regras para usá-los com segurança.

9. Fazer cinco nós rápidos.

10. Completar uma especialidade em Atividades Missionárias ou Atividades Agrícolas.

MANUAL DA CLASSE DE AMIGO:






Os requisitos devem ser acompanhados e avaliados por um instrutor responsável.

1. Ter no mínimo 11 anos de idade.
2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores.
3. Aprender ou recapitular o significado do Voto dos Desbravadores e ilustrar seu significado de forma criativa.
4. Ler o livro do Clube do Livro Juvenil do ano em curso resumi-lo em, pelo menos, um parágrafo.
5. Ler o livro “Pela Graça de Deus” (se não foi lido anteriormente).

1. Decorar os livros do Novo Testamento, e dividi-los em suas quatro áreas. Demonstrar habilidade em encontrar qualquer um destes livros.
1. Evangelhos
2. Históricos
3. Cartas e Epístolas
4. Proféticos
2. Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir (o número 4 pode ser de sua própria escolha):
• Grandes passagens 
1) Salmos 119:11 - 2) Isaías 43:12 - 3) Mateus 28:19-20
4) ...
• Salvação
1) João 1:1-3, 14 - 2) Lucas 19:10 - 3) Salmos 103:10-12
4) ...
• Doutrina 
1) Isaías 1:18 - 2) João 1:12-13 - 3) I Timóteo 6:6-8
4) ...
• Oração 
1) I Samuel 15:22 - 2) Romanos 12:1-2 - 3) I Tessalonicenses 5:15
4) ...
• Relacionamentos 
1) Efésios 1:8-10 - 2) Deuteronômio 6:5 - 3) Atos 2:38
4) ...
• Comportamento
1) Salmos 34:3-4 - 2) Mateus 6:6 - 3) I Pedro 1:3
4) ...
• Promessas/Louvor
1) Salmos 56; 35:7 - 2) Salmos 37:3 - 3) Isaías 35:10 4)
4) ...
3. Em consulta com seu conselheiro, escolher um dos seguintes temas:
a. Uma parábola de Jesus;
b. Um milagre de Jesus;
c. O Sermão da Montanha;
d. Um sermão sobre a Segunda Vinda de Cristo
Demonstrar seu conhecimento sobre eles através de uma das seguintes formas:
a. Troca de idéias com o seu conselheiro.
b. Atividade que integre todo o grupo.
c. Redação.
4. Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas das seguintes passagens:
a. As bem-aventuranças | Mateus 5:3-12
b. Oração do Senhor | Mateus 6:9-13
c. Volta de Cristo | Mateus 24:4-7, 11-14
d. Comissão Evangélica | Mateus 28:18-20

1. Planejar e dedicar pelo menos duas horas servindo sua comunidade e demonstrando de maneira prática companheirismo para alguém.
2. Dedicar pelo menos cinco horas participando de um projeto que beneficiará sua comunidade ou igreja.
III. Desenvolvendo amizade
1. Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes.

1. Decorar e explicar I Coríntios 9:24-27.
2. Conversar com seu líder sobre como a aptidão física e os exercícios regulares, se relacionam com uma vida saudável.
3. Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo.
4. Completar a especialidade de Natação Principiante II ou Acampamento II.

1. Dirigir ou colaborar em uma meditação criativa para a sua unidade ou Clube.
2. Ajudar no planejamento de uma excursão ou acampamento com sua unidade ou clube, envolvendo pelo menos um pernoite.

1. Participar de jogos da natureza, ou caminhada ecológica em meio a natureza, pelo período de uma hora.
2. Completar uma das seguintes especialidades:
a. Anfíbios
b. Aves
c. Aves Domésticas
d. Pecuária
e. Répteis
f. Conchas e Moluscos
g. Árvores
h. Arbustos
3. Recapitular o estudo da criação e fazer um diário, por sete dias, registrando suas observações do que foi criado em cada dia correspondente.

1. Descobrir os pontos cardeais sem a ajuda de uma bússola.
2. Participar em um acampamento de final de semana, e fazer um relatório destacando o que mais lhe impressionou positivamente.
3. Aprender ou recapitular os seguintes nós:
a. Oito
b. Volta do salteador
c. Volta esticada ou paradora
d. Caminhoneiro
4. Completar a especialidade de Primeiros Socorros – Nível básico.

1. Completar uma especialidade em Artes e Habilidades Manuais não realizada anteriormente.
1. Saber a composição, significado e uso correto da Bandeira Nacional.
2. Ler a primeira visão de Ellen White e discutir como Deus usa os profetas para apresentar Sua mensagem à igreja (ver Primeiros Escritos, pág. 13-20).
3. Participar em uma atividade missionária ou comunitária, envolvendo também um amigo.
4. Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como demonstrar respeito pelos seus pais ou responsáveis e fazer uma lista do que eles providenciam para você.
5. Participar de uma caminhada de 8 quilômetros preparando ao final um relatório de uma página.
6. Escolher um dos seguintes:
a. Assistir a um “Curso Como Deixar de Fumar”.
b. Assistir dois filmes sobre saúde.
c. Fazer um cartaz sobre o prejuízo das drogas.
d. Ajudar a preparar material para uma exposição ou passeata sobre saúde.
7. Identificar e descrever 12 pássaros e 12 árvores nativas.
8. Participar de uma das seguintes cerimônias e fazer uma avaliação demonstrando como pode ser melhorada:
a. Investidura
b. Admissão de novos desbravadores
c. Dia mundial do desbravador.
9. Preparar uma refeição sem utensílio de cozinha.
10. Preparar um quadro com pelo menos 15 nós diferentes.
11. Completar uma especialidade, não realizada anteriormente, em uma das seguintes áreas:
a. Habilidades Domésticas,
b. Ciência e Saúde,
c. Atividades Missionárias
d. Atividades Agrícolas

MANUAL DE COMPANHEIRO:






Os requisitos devem ser acompanhados e avaliados por um instrutor responsável.

1. Ter, no mínimo, 12 anos de idade.
2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores.
3. Aprender ou recapitular o significado da Lei do Desbravador e demonstrar sua compreensão participando em uma das seguintes atividades: representação, debate, redação ou outra atividade de sua escolha.
4. Ler o livro do Clube do Livro Juvenil do ano em curso e resumi-lo em um parágrafo.
5. Ler o livro “Pela Graça de Deus” (se não foi lido anteriormente).

1. Demonstrar como usar uma Concordância Bíblica.
2. Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir (o número 4 pode ser de sua própria escolha):
• Grandes Passagens
1) I Pedro 01:24-25 - 2) I Reis 18:21 - 3) Mateus 24:37-39
4) ...
• Salvação
1) Mateus 16:24-27 - 2) Lucas 14:28, 33 - 3) Provérbios 28:13
4) ...
• Doutrina
1) Atos 01:09-11 - 2) Eclesiastes 12:13, 14 - 3) I Coríntios 06:19-20
4) ...
• Oração
1) Salmos 05:03 - 2) Salmos 51:03 - 3) ...
4) ...
• Relacionamentos
1) João 13:34-35 - 2) Provérbios 19:19 - 3) João 15:13
4) ...
• Comportamento
1) Colosensses 03:23 - 2) Provérbios 22:29 - 3) Filipenses 04:08
4) ...
• Promessa / Louvor
1) Provérbios 03:05, 06 - 2) Salmos 91 - 3) I Coríntios 02:14
4) ...
3. Ler os Evangelhos de Lucas e João em qualquer tradução. Discutir no seu grupo três das seguintes passagens:
a. Lucas 4:19-26 | Leitura das Escrituras
b. Lucas 11:9-13 | Pedir, buscar, bater
c. Lucas 21:25-28 | Sinais da Segunda Vinda
d. João 13:12-17 | Humildade
e. João 14:1-3 | A promessa do Senhor
f. João 15:5-8 | A Videira e os Ramos
4. Conversar com seu líder e escolher uma das seguintes passagens:
a. João 3 | Nicodemos
b. João 4 | A mulher samaritana
c. Lucas 15 | O filho pródigo
d. Lucas 10 | O bom samaritano
e. Lucas 19 | Zaqueu
5. Utilizando a passagem escolhida, mostrar sua compreensão de como Jesus salva as pessoas usando um dos seguintes métodos:
a. Conversar em grupo com a participação de seu líder.
b. Apresentar uma mensagem em uma reunião do clube.
c. Fazer uma série de cartazes ou uma maquete.
d. Escrever uma poesia ou hino.

1. Conhecer os projetos comunitários desenvolvidos em sua cidade e participar em pelo menos um deles com sua unidade ou clube.
2. Participar em pelo menos três atividades missionárias da igreja.

1. Participar de um debate ou representação sobre a pressão de grupo e seu papel na tomada de decisões.
2. Visitar a prefeitura de sua cidade ou solicitar que um oficial da prefeitura visite o seu clube e descobrir de que maneiras o clube pode ser útil à cidade.

1. Completar uma das seguintes atividades, e escrever um compromisso pessoal escolhendo um estilo de vida livre do álcool:
a. Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool sobre o organismo.
b. Assistir um vídeo sobre o álcool ou outras drogas e discutir seus efeitos sobre o corpo humano.

1. Dirigir uma cerimônia de abertura de reunião em seu clube ou um programa de Escola Sabatina.
2. Ajudar sua unidade ou clube a planejar e realizar um projeto comunitário.

1. Identificar a estrela Alfa da constelação do Centauro e a constelação de Órion. Conhecer o significado espiritual de Órion, como descrito no livro “Primeiros Escritos, pág. 41”.
2. Completar uma das especialidades a seguir:
a. Astronomia
b. Cactos
c. Climatologia
d. Flores
e. Pegadas de Animais.

1. Apresentar seis segredos para um bom acampamento. Participar em um acampamento de final de semana planejando e cozinhando duas refeições.
2. Completar a especialidade de Primeiros Socorros.
3. Explicar o que é um mapa topográfico, o que se espera que ele indique e como deve ser usado. Identificar pelo menos vinte sinais e símbolos usados nestes mapas.

1. Completar uma especialidade em Artes e Habilidades Manuais não realizada anteriormente.
1. Conhecer a Bandeira dos Desbravadores, o bandeirim de unidade e o uso adequado de cada um.
2. Ler sobre J. N. Andrews ou um pioneiro de seu país. Discutir a importância do trabalho de missionários em outros países, e porque Cristo deu a Grande Comissão (Mat. 28:18-20).
3. Inscrever uma pessoa em algum dos seguintes programas:
a. Escola Sabatina
b. Clube dos Desbravadores
c. Classe Bíblica
d. Curso Bíblico por correspondência.
4. Fazer uma das seguintes especialidades:
a. Asseio e Cortesia Cristã
b. Vida Familiar
5. Participar de uma caminhada de 16 quilômetros e fazer uma lista dos equipamentos necessários, incluindo a roupa e o calçado que devem ser usados.
6. Participar de um evento especial do Clube, tal como: investidura, cerimônia de admissão, dia do Desbravador. Fazer ao final uma avaliação juntamente com a classe de Companheiro.
7. Identificar seis pegadas de animais ou aves. Fazer um modelo em gesso de três destas pegadas.
8. Recapitular ou aprender as quatro amarras básicas e construir um móvel de acampamento.
9. Planejar o cardápio para uma viagem de três dias de acampamento envolvendo quatro pessoas, usando pelo menos três alimentos desidratados diferentes.
10. Enviar e receber uma mensagem por uma das seguintes formas:
a. Alfabeto com semáforos.
b. Código internacional Morse com lanterna.
c. Alfabeto LIBRAS (linguagem de sinais).
d. Radioamadorismo - conhecimento básico.
11. Completar uma especialidade não realizada anteriormente numa das seguintes áreas:
a. Habilidades Domésticas
b. Ciência e Saúde
c. Atividades Missionárias
d. Atividades Agrícolas.
 MANUAL DE PESQUISADOR:



Os requisitos devem ser acompanhados e avaliados por um instrutor responsável.

1. Ter completado 13 anos de idade.
2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores.
3. Decorar e entender o Alvo e o Lema JA.
4. Ler o livro do Clube do Livro Juvenil do ano em curso e resumi-lo em um parágrafo.
5. Ler o livro “Pela Graça de Deus” (se não foi lido anteriormente).

1. Conversar em seu clube ou unidade sobre:
a. O que é o cristianismo.
b. Quais são as características de um verdadeiro discípulo.
c. O que fazer para ser um cristão verdadeiro.
2. Participar de um estudo especial sobre a inspiração da Bíblia.
3. Matricular pelo menos três pessoas em um curso bíblico por correspondência ou classe bíblica.
4. Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir ( os números 3 e 4 podem ser de sua própria escolha):
• Grandes Passagens
1) Salmos 119:105 - 2) Colossenses 3:16 - 3) ...
4) ...
• Salvação
1) João 03:17 - 2) Gálatas 06:14 - 3) I João 03:01-03
4) ...
• Doutrina
1) João 14:01-03 - 2) Marcos 01:27, 28 - 3) ...
4) ...
• Oração
1) Hebreus 11:06 - 2) Tiago 01:05, 06 - 3) ...
4) ...
• Relacionamentos
1) Provérbios 18:24 - 2) Efésios 04:32 - 3) I Timóteo 04:12
4) ...
• Comportamento
1) Gálátas 06:07 - 2) Mateus 07:12 - 3) I João 02:15-17
4) ...
• Promessa / Louvor
1) Salmos 145:18 - 2) Salmos 27:01 - 3) Tiago 01:07
4) ...

1. Participar em dois projetos comunitários ou missionários conforme definidos por seu clube.
2. Com a ajuda de um amigo, dedicar um dia inteiro (pelo menos oito horas), trabalhando em um projeto de sua igreja, escola ou comunidade.

1. Participar de um debate e fazer uma avaliação pessoal sobre suas atitudes em dois dos seguintes temas:
a. Auto-estima.
b. Amizade.
c. Relacionamentos.
d. Otimismo e pessimismo.

1. Preparar um programa pessoal de exercícios diários e conversar com seu líder sobre os princípios de aptidão física. Fazer e assinar um compromisso pessoal de realizar exercícios regularmente.
2. Debater as vantagens do estilo de vida Adventista de acordo com o que a Bíblia ensina.

1. Assistir pelo menos uma reunião de alguma comissão da igreja ou do clube. Preparar um breve relatório para conversar com seu grupo.
2. Realizar, com sua unidade, três atividades sociais.

1. Recapitular a história do dilúvio e estudar pelo menos três fósseis diferentes. Explicar sua origem relacionando-os com a transgressão da Lei de Deus.
2. Completar uma especialidade de Estudos da Natureza não realizada anteriormente.

1. Fazer um fogo refletor e demonstrar seu uso.
2. Participar em um acampamento de final de semana, arrumando de maneira apropriada uma bolsa ou mochila, com equipamento pessoal e alimento suficiente para sua participação.
3. Completar a especialidade de Resgate Básico.

1. Completar uma especialidade, não realizada anteriormente, em uma das seguintes áreas:
a. Atividades Missionárias,
b. Atividades Profissionais
c. Atividades Agrícolas.
1. Completar a especialidade de Cidadania Cristã (caso não tenha sido feita anteriormente).
2. Apresentar dois estudos bíblicos a uma pessoa não batizada na Igreja Adventista.
3. Encenar a história do bom samaritano, demonstrando como ajudar as pessoas. Auxiliar, de maneira prática, a três vizinhos.
4. Participar em uma das seguintes atividades, apresentando ao final um relatório escrito contendo no mínimo duas páginas:
a. Caminhar 15 quilômetros
b. Cavalgar 5 quilômetros
c. Viajar de canoa 4 horas
d. Praticar 40 quilômetros de ciclismo
e. Nadar 300 metros
5. Completar os requisitos três e seis da especialidade de Ordem Unida (caso não tenham sido feitos anteriormente).
6. Completar a especialidade de Orientação.
7. Ser capaz de acender uma fogueira num dia de chuva. Saber como conseguir lenha seca e manter o fogo aceso. Demonstrar habilidade em usar corretamente uma machadinha.
8. Completar um dos seguintes itens:
a. Identificar, preparar e ingerir dez variedades de plantas silvestres.

b. Ser capaz de enviar e receber 35 letras por minuto pelo código semafórico.
c. Ser capaz de enviar e receber 35 letras por minuto através do código náutico, usando o código internacional.
d. Ser capaz de apresentar e entender Mateus 24 em Libras (linguagem de sinais).
e. Participar em uma atividade simples de emergência e resgate usando dois rádios comunicadores.
9. Completar uma especialidade em Atividades Recreativas não realizadas anteriormente.
10. Ser capaz de identificar, através de fotografias, exposições ou ao vivo, um dos seguintes itens:
a. 25 folhas de árvores.
b. 25 rochas e minerais.
c. 25 flores silvestres.
d. 25 borboletas e mariposas.
e. 25 conchas.
11. Completar uma especialidade em Artes e Habilidades Manuais, não realizada anteriormente.

MANUAL DE PIONEIRO:



Os requisitos devem ser acompanhados e avaliados por um instrutor responsável.
1. Ter no mínimo 14 anos de idade.
2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores.
3. Decorar e explicar o significado do voto e do objetivo JA.
4. Ler o livro do Clube do Livro Juvenil do ano em curso e resumi-lo em um parágrafo. 5. Ler o livro “Pela Graça de Deus” (se não foi lido anteriormente)


1. Estudar o trabalho do Espírito Santo, como Ele se relaciona com as pessoas, e discutir seu envolvimento no crescimento espiritual.

2. Através de estudo em grupo, aumentar seu conhecimento sobre os eventos dos últimos dias que culminarão com a segunda vinda de Cristo.

3. Através do estudo da Bíblia, descobrir o verdadeiro significado da observância do Sábado.

4. Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir (o número 4 pode ser de sua própria escolha):
• Grandes Passagens
1) Jeremias 15:16 - 2) I Timóteo 02:15 - 3) Gênesis 02:02, 03 4) ...
• Salvação
1) Mateus 11:28-30 - 2) João 17:03 - 3) João 15:05, 07 4) ...
• Doutrina
1) Hebreus 11:03 - 2) João 06:40 - 3) Apocalipse 21:01-04 4) ...
• Oração
1) Marcos 11:25 - 2) I João 05:14, 15 - 3) Mateus 21:22 4) ...
• Relacionamentos
1) I Coríntios 13 - 2) Hebreus 20:24, 25 - 3) Gálatas 06:01, 02 4) ...
• Comportamento
1) Gálatas 05:22, 23 - 2) Miquéias 06:08 - 3) Isaías 58:13 4) ...
• Promessa / Louvor
1) Romanos 08:28 - 2) Salmos 15:01, 02 - 3) Mateus 24:44 4) ...

1. Convidar e envolver um amigo em uma atividade social de sua igreja ou da Associação/Missão.

2. Ajudar a organizar e participar em um projeto comunitário.

3. Discutir como os jovens adventistas se relacionam com as pessoas, nas variadas situações do dia a dia.


1. Em uma conversa em grupo ou avaliação pessoal examinar suas atitudes em relação a dois dos seguintes temas:
a. Auto-estima
b. Relacionamento familiar
c. Finanças pessoais
d. Pressão de grupo
2. Preparar uma lista contendo algumas coisas que possam ser feitas para ajudar pessoas com necessidades específicas e colaborar na organização de uma festa para elas.


1. Escolher e completar dois requisitos da especialidade de Temperança.

2. Organizar uma Festa ou Semana sobre Saúde. Incluir princípios de saúde, palestras, exposições, etc.


1. Preparar um organograma sobre a igreja local e relacionar as funções dos departamentos.

2. Participar em dois programas envolvendo diferentes departamentos da igreja local.

3. Completar a especialidade de Aventuras por Cristo. 4. Completar a especialidade de Ordem Unida.



1. Recapitular a historia de Nicodemos e relacioná-la com o ciclo de vida da borboleta, ou desenhar um ciclo de vida da lagarta dando um significado espiritual.

2. Completar uma especialidade de Estudos da Natureza não realizada anteriormente.


1. Com um grupo de, no mínimo quatro pessoas, incluindo um conselheiro adulto experiente, andar 25 quilômetros numa área rural ou deserta, incluindo uma noite ao ar livre ou barraca. Deverá haver um planejamento completo antes da saída. Durante a expedição devem ser feitas anotações sobre o terreno, flora e fauna observados na caminhada. Depois, usando as anotações, participar em uma discussão de grupo, dirigida por seu conselheiro.

2. Completar uma especialidade, em Atividades Recreativas, não realizada anteriormente.

3. Completar a especialidade de Vida Silvestre.


1. Completar uma especialidade, não realizada anteriormente, em uma das seguintes áreas:
a. Atividades Missionárias.
b. Atividades Agrícolas.
c. Ciência e Saúde.
d. Habilidades Domésticas.

Os requisitos a seguir podem ser substituídos pelo cartão da medalha de prata. Seu cumprimento tem valor para o recebimento da medalha e da classe avançada. 


1. Fazer uma apresentação escrita ou falada sobre o respeito que devemos ter para com a Lei de Deus e as autoridades civis, enumerando pelo menos 10 princípios de comportamento moral.

2. Ler na Bíblia os livros de Provérbios, Habacuque, Isaias, Malaquias, Jeremias ou completar o ano bíblico.

3. Acompanhar, no mínimo duas horas, seu pastor ou primeiro ancião, observando o cumprimento de seus deveres pastorais.

4. Visitar uma instituição para deficientes físicos e apresentar um relatório de uma página.

5. Cumprir dois dos cinco grupos da sessão de aptidão física do cartão da medalha de prata.

6. Completar a especialidade de Testemunho Juvenil.

7. Apresentar pelo menos cinco atividades, junto à natureza que podem ser desenvolvidas nas tardes de sábado.

8. Desenvolver um projeto para cinco móveis de acampamento e um portal do clube.

9. Sob a supervisão de seu líder ou conselheiro, conversar em sua unidade ou clube sobre um dos seguintes temas:
a. Modéstia Cristã.
b. Recreação.
c. Saúde.
d. Observância do Sábado.

MANUAL DE EXCURSIONISTA:



Os requisitos devem ser acompanhados e avaliados por um instrutor responsável.

1. Ter, no mínimo, 15 anos de idade.
2. Ser membro ativo do clube de Desbravadores
3. Decorar e explicar o voto de fidelidade à Bíblia.
4. Ler o livro do Clube do Livro Juvenil do ano em curso e resumi-lo em um parágrafo.
5. Ler um livro sobre a história da Igreja Adventista, com destaque especial para a realidade de seu país.
6. Ler o livro “Nossa Herança” (se não foi lido anteriormente).

1. Explicar como um cristão pode ter os dons espirituais descritos por Paulo na sua carta aos Coríntios.
2. Estudar e debater sobre como o serviço do santuário, no Antigo Testamento, apontava para a cruz e para o ministério pessoal de Jesus.
3. Ler e resumir três histórias de pioneiros adventistas. Contar estas histórias na reunião do clube, no culto JA, ou na Escola Sabatina.
4. Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir (o número 4 pode ser de sua própria escolha):
• Grandes Passagens
1) II Timóteo 03:15, 16 - 2) Romanos 10:17 - 3) Daniel 8:14 4) ...
• Salvação
1) Filipenses 03:07-09 - 2) I Corintios 05:07, 08 - 3) I Corintios 06:19, 20 - 4) ...
• Doutrina
1) Mateus 24:24-27 - 2) Ecles. 09:05, 06,10 - 3) Hebr. 04:14-16 4)...
• Oração
1) Filip. 04:06, 07 - 2) Efésios 03:20, 21 - 3) Mateus 05:44 4) ...
• Relacionamentos
1) Atos 17:26, 27 - 2) I Pedro 04:10 - 3) I Pedro 03:15 4) ...
• Comportamento
1) Lucas 12:15 - 2) I Coríntios 10:31 - 3) Tiago 04:07, 08 4) ...
• Promessa / Louvor
1) Salmos 46 - 2) Salmos 55:22 - 3) I Coríntios 10:13 4) ...

1. Ajudar a organizar e participar em uma das seguintes atividades:
a. Fazer uma visita de cortesia a uma pessoa doente.
b. Adotar uma pessoa ou família em necessidade e ajudá-los.
c. Qualquer outro projeto de sua escolha aprovado por seu líder.
2. Participar em um debate sobre Evangelismo Pessoal, e colocar alguns princípios em prática numa situação real.

1. Assistir a uma palestra ou aula e examinar suas atitudes em relação a dois dos seguintes temas:
a. A Importância da escolha profissional.
b. Como se relacionar com os pais.
c. A escolha da pessoa certa para namorar.
d. O plano de Deus para o sexo.

1. Fazer uma apresentação para alunos do ensino fundamental sobre os oito remédios naturais dados por Deus.
2. Completar uma das seguintes atividades:
a. Escrever uma poesia ou artigo para ser divulgado em uma revista, boletim ou jornal da igreja.
b. Individualmente ou em grupo organizar e participar em uma Corrida Rústica ou atividade similar. Apresentar antecipadamente seu programa de treinamento físico para este evento.
c. Ler as páginas 102-125 do livro “Temperança” de Ellen White, e preparar um trabalho com 10 textos especiais selecionados da leitura.
d. Completar a especialidade de Nutrição ou liderar um grupo para a especialidade de Cultura Física.

1. Preparar um organograma sobre a estrutura administrativa da Igreja Adventista em sua Divisão.
2. Participar de um curso para conselheiros ou convenção de liderança para desbravadores coordenada por sua Associação/Missão ou seis reuniões da diretoria de seu clube.
3. Planejar e ensinar pelo menos dois requisitos de uma especialidade para um grupo de desbravadores.

1. Ler a história da infância de Jesus no capitulo 7 do livro “O Desejado de Todas as Nações”, em seguida demonstrar a importância que o estudo da natureza teve em sua educação e ministério. Ao final, apresentar para um grupo as lições encontradas em seu estudo.
2. Completar uma das seguintes especialidades:
a. Ecologia.
b. Conservação Ambiental.

1. Participar em um acampamento de final de semana e planejar antecipadamente com seu grupo o equipamento que deve ser levado.
2. Planejar e cozinhar, de maneira satisfatória, três refeições ao ar livre.
3. Construir e utilizar um móvel de acampamento em tamanho real, com nós e amarras.
4. Completar uma especialidade não realizada anteriormente que possa ser contada para o Mestrado em Aquática, Esporte, Atividades Recreativas ou Vida Campestre.

1. Completar uma especialidade, não realizada anteriormente, em alguma das seguintes áreas:
a. Atividades Agrícolas
b. Ciência e Saúde
c. Habilidades Domésticas

Os requisitos da classe avançada podem ser substituídos pelos requisitos do cartão da medalha de prata, caso ainda não tenham sido realizados. Seu cumprimento tem valor para o recebimento da medalha e da classe avançada.
1. Completar a especialidade de Mordomia.
2. Ler o livro “Caminho a Cristo” e escrever uma página sobre o efeito da leitura em sua vida.
3. Cumprir um dos seguintes:
a. Trazer dois amigos para assistir a duas diferentes reuniões da igreja.
b. Ajudar a planejar e participar de, no mínimo, quatro domingos em uma série de evangelismo jovem ou da igreja.
4. Escrever 750 palavras ou apresentar uma palestra de pelo menos dez minutos sobre como fazer e manter amigos.
5. Cumprir três dos cinco grupos da área de aptidão física do registro da medalha de prata que não tenham sido cumpridos em outra classe.
6. Observa, durante o período de três meses, o trabalho dos diáconos, apresentando um relatório detalhado de suas atividades, contendo:
a. Cuidado da propriedade da igreja.
b. Cerimônia de lava-pés.
c. Cerimônia de batismo.
d. Recolhimento dos dízimos e ofertas.
7. Completar o mestrado em Vida Campestre.
8. Projetar três tipos diferentes de abrigo, explicar seu uso e utilizar um deles em um acampamento.
9. Assistir um seminário ou apresentar uma palestra sobre dois dos seguintes tópicos:
a. Aborto
b. AIDS
c. Violência
d. Droga
MANUAL DE GUIA:


  •  CLASSES PARA LIDERES OU DIRETORIA:


1. Ter no mínimo 16 anos de idade.

2. Ser membro batizado da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

3 Ter concluído todas as Classes JA Regulares.

Nota: È requerido aos participantes completar esta classe no período de até dois anos.

1. Completar o Seminário de 2 horas patrocinado pelo Ministério JA/Desbravadores da Associação/Missão

1. Ter o cargo de Conselheiro(a) ou Conselheiro(a) Associado(a) num Clube de Desbravadores, no mínimo, um ano.
2. Ajudar no ensino de uma Classe JA, no mínimo, cinco meses ou até a investidura.
3. Completar a especialidade de Arte de Contar Histórias.

1. Ser aprovado num Seminário de 10 horas patrocinado pelo Ministério JA/Desbravadores de Associação/Missão, abrangendo as seguintes áreas:
a. Habilidade de Liderança na Unidade
b. Habilidades de Comunicação
c. Habilidades de Acampar
d. Desenvolvimento de Recursos de Criatividade
e. Evangelismo Juvenil

1. Enriquecer sua vida devocional:
a. Ler os 4 evangelhos numa tradução atualizada
b. Ler o “Caminho a Cristo”
2. Selecionar e ler um livro que trata sobre liderança ou Desenvolvimento Juvenil.
3. Demonstrar o crescimento de sua liderança e habilidade no ensino, completando três dos seguintes:
a. Desenvolver e conduzir 3 devocionais criativos.

b. Ajudar no treinamento de uma equipe para a Feira dos Desbravadores de sua Associação/Missão.

c. Ajudar no ensino de 2 especialidades a seus Desbravadores.

d. Ajudar a planejar a coordenar um acampamento de Clube ou de Unidade.

e. Assistir, no mínimo 75% das reuniões da diretoria durante o ano, e fazer um relatório de sua participação.
4. Completar um dos seguintes:
a. Ensinar numa Classe de Escola Sabatina Juvenil ou Adolescente no mínimo um trimestre.

b. Conduzir ou colaborar na liderança de uma Escola Cristã de Férias.

c. Ajudar num programa de Evangelismo Juvenil realizado em conjunto com uma programação evangelística de adultos.
5. Estudar o livro Nossa Herança e prestar o exame preparado pela DSA, disponível em sua Associação/ Missão com nota mínima de 7,0.


Atividades realizadas em cursos anteriores não podem ser contadas neste curso.
|
1. Ter no mínimo 18 anos de idade, quando investido nesta classe.

2. Ter completado:
a. A classe de líder, e estar com a credencial válida.

b. Ter o certificado do curso de treinamento básico para Diretoria, com data inferior a três anos.

Áreas a serem tratadas:
1. História, filosofia e propósitos de clube.
2. Compreendendo o Desbravador.
3. Liderança do clube.
4. Organização do clube.
5. Programa e planejamento geral do clube.
6. Ensinando o programa dos desbravadores.
7. Acampamento e outras atividades ao ar livre.
8. Ordem unida e cerimônias.
Nota: É requerido aos participantes completar esta classe no período de até dois anos.

1. Ter responsabilidade de um cargo na diretoria pelo mínimo de um ano, e durante este período assistir pelo menos a 75% das reuniões do clube.

2.   Ensinar uma classe JA até chegar a investidura.

1. O candidato irá desenvolver novas habilidades no Ministério dos Desbravadores assistindo 2 seminários de 10 horas cada um dirigido pelo Departamento de Jovens, um deles deve ser conduzido ao ar livre.

Estes seminários irão tratar sobre os seguintes temas:
• Administração e Relações Humanas | 5 horas
• Acampamento | 4 horas
• Evangelismo Juvenil e Atividades Comunitárias | 2 horas
• Criatividade | 2 horas
• Ordem Unida | 1 hora
• Educação Campestre | mínimo de 4 horas
• Recreação | 2 horas
2. Durante seu envolvimento como membro da diretoria do Clube, selecionar e completar duas áreas abaixo, e demonstrar neles seu conhecimento prático.
I — Administração e relações humanas
1. Preparar e apresentar ao seu regional:
a.   programa anual detalhado para seu clube.
b. um calendário para ensinar todos os requisitos de uma classe JÁ durante um ano.
ou
2. Dirigir uma discussão de 30 minutos com um grupo de Desbravadores — adolescentes e fazer um relatório da dinâmica de grupo observada durante a discussão.
II — Acampamento
1. Escrever com suas próprias palavras sua filosofia de acampar e apresenta-las ao seu regional.
2. Aprender e demonstrar 4 fogueiras (surpresas), a serem utilizadas numa situação de acampamento.
III — Evangelismo juvenil e atividades comunitárias
1. Dirigir uma unidade ou clube em um projeto comunitário.
2. Descobrir seus dons espirituais e confirma-los em conversas e discussão com o seu regional ou o pastor de igreja.
IV — Criatividade 
1. Introduzir uma idéia criativa no seu clube e avaliar aceitação e efetividade.
2. Ensinar 3 requisitos de uma classe JÁ utilizando seus próprios recursos criativos.
V — Ordem unida
1. Preparar e executar 3 demonstrações diferentes de ordem unida de 10 minutos cada.

Avaliação do Diretor do Clube ou Regional:
2. Planejar e conduzir um desfile para igreja ou um evento especial.
3. Num acampamento liderar o hasteamento da bandeira.
VI — Educação campestre
Demonstrar seus conhecimentos e habilidades campestres organizando e dirigindo seu clube em um dos seguintes:
1. Uma busca e resgate simulados numa situação de acampamento.
2. Apresentar uma atividade na natureza, própria para o sábado.
3. Conduzir um evento em orientação para novatos e avançados.
VII — Recreação 
1. a) escrever 5 princípios para guiar a sua escolha de recreação e atividade.
b) Criar e demonstrar pelo menos um jogo que possa ajudar a cumprir um requisito de uma classe JÁ.
2. a) Escrever uma página sobre a filosofia da recreação.
b) desenvolver um programa de recreação como parte de seu estilo de vida.
3. Completar um exame em Primeiros Socorros e ter o certificado correspondente.

1. Enriquecer sua vida devocional por meio de um dos seguintes:
a. Completar o ano bíblico utilizando a versão de sua escolha.
b. Completar um ano da série encontros ( Ano Bíblico
+ Espírito de Profecia)
•  Ler de Atos a Apocalipse. Após, estudar qualquer personagem destes livros:
• escrever um relatório sobre o assunto com aproximadamente 750 palavras.
• apresentar uma palestra de, no mínimo, 10 minutos sobre a contribuição que ele ou ela fizeram, no seu entender para uma liderança afetiva
2. Selecionar 2 das seguintes áreas e ler um livro de cada:
a. liderança
b. processo de aprendizagem
• desenvolvimento do adolescente
• habilidades pessoais
• desenvolvimento pessoal
c. comunicação/relacionamentos
3. Preparar e apresentar dentro do recursos disponíveis. Um cronograma detalhado indicando os eventos maiores na história da Igreja Adventista do Sétimo Dia, dando enfoque especial à sua Divisão. ( isto pode ser feito em forma de audiovisial ou em 2 a 3 folhas).
4. Preparar 10 estudos bíblicos criativos sobre doutrinas básicas da Bíblia e apresentar 2 deles a um grupo ou indivíduo

MANUAL DE LIDER MASTER:


 
Os requisitos devem ser acompanhados e avaliados por um instrutor responsável.
1
1. Ser membro ativo da Sociedade de Jovens e/ou Clube de Desbravadores.

2. Ter no mínimo 16 anos de idade.

3. Ser membro batizado da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

4. Decorar e explicar ou exemplificar por meio de desenho, canto ou representação os seguintes ideais: Voto e Lei dos Desbravadores, Alvo e Lema JA e Voto à Bíblia.

5. Saber e entender a Legião de Honra JA.

6. Ler os seguintes livros:
a) Pela Graça de Deus
b) Caminho a Cristo
c) Selecionar e ler 100 páginas de livros que tratem sobre Liderança ou Desenvolvimento Juvenil

1. Possuir o certificado do ano Bíblico JA.
2. Ler os quatro evangelhos numa tradução atualizada.
3. Discutir no seu grupo três dos seguintes:
a. Lucas 4:19-26 | Leitura das Escrituras
b. Lucas 11:9-13 | Pedir, buscas e bater
c. Lucas 21:25-28 | Sinais da Segunda Vinda
d. João 13:12-17 | Humildade
e. João 14:1-3 | A promessa do Senhor
f. João 15:5-8 | A Videira e os Ramos
4. Escolher em consulta com seu líder umas das seguintes passagens:
a. João 3 | Nicodemos
b. João 4 | A mulher samaritana
c. Lucas 15 | O filho pródigo
d. Lucas 10 | O bom samaritano
e. Lucas 19 | Zaqueu
Utilizando essas passagens, mostrar sua compreensão de como Jesus salva os indivíduos usando um dos seguintes métodos:
a. Discussão em grupo com seu líder.
b. Falar na Sociedade dos Juvenis.
c. Fazer uma série de cartazes ou uma maquete.
d. Escrever um poema ou um hino.
5. Ler algo sobre J. N. Andrews ou um pioneiro de seu país. Discutir a importância do trabalho nas missões para a igreja e porque Cristo deu a Grande Comissão (Mat. 28:18-20).
6. Memorizar os livros da Bíblia em ordem e agrupá-los nas respectivas áreas:
VELHO TESTAMENTO
a. Pentateuco
b. Livros Históricos
c. Livros Poéticos
d. Profetas Maiores
e. Profetas Menores
NOVO TESTAMENTO
a. Evangelhos
b. Históricos
c. Cartas e Epistolas
d. Proféticos
7. Estudar e apresentar um relatório do amor de Deus demonstrado na vida desses personagens: José, Jonas, Ester e Rute.
8. Em consulta com seu conselheiro, escolher um dos seguintes temas:
a. Uma das parábolas de Jesus.
b. Um dos milagres de Jesus.
c. O Sermão da Montanha.
d. Um sermão sobre a Segunda Vinda de Jesus.
Demonstrar seu conhecimento sobre os ensinamentos de Jesus de uma das seguintes formas:
a. Intercambio de idéias com seu conselheiro.
b. Atividade que integre todo o grupo.
c. Dissertação.
9. Estudar e apresentar um relatório de como Jesus salva individualmente as pessoas, tendo como exemplo um dos seguintes: A mulher samaritana, O filho pródigo, O bom samaritano ou Zaqueu.
10. Conhecer pelo menos 15 das 27 doutrinas básicas da Igreja Adventista.
11. Prestar exame de Doutrinas Bíblicas e História Denominacional, fornecido pelo Departamento JA, com nota mínima 7,5.
12. Memorize um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir (o número 4 pode ser um texto de sua própria escolha).
• Grandes passagens
1) Sal. 119:11 - 2) I Reis 18:21 - 3) Col. 3:16 4) ...
• Salvação
1) João 1:1-3, 14 - 2) Prov. 28:13 - 3) João 3:17 4) ...
• Doutrina
1) Isa. 1:18 - 2) Ecl. 12:13, 14 - 3) Mar. 1:27, 28 4) ...
• Oração
1) I Samuel 15:22 - 2) Sal. 51:3 - 3) Heb. 11:6 4) ...
• Relacionamentos
1) Efé. 1:8-10 - 2) Prov. 19:19 - 3) I Tim. 4:12 4) ...

1. Participar de uma discussão sobre testificação para outro adolescente, e colocar algumas diretrizes em prática uma situação real.
2. Dedicar 20h para a realização dos seguintes projetos:
a. Trazer dois amigos para assistir a duas diferentes reuniões da igreja.
b. Ajudar a planejar e participar no mínimo de quatro domingos em uma série de evangelismo ou da igreja.
c. Visitar, com programação especial feita pela unidade, a dois dos seguintes lugares: asilo, hospital de deficientes ou orfanato.
3. Com a ajuda de um amigo, dedicar um dia inteiro (pelo menos oito horas), trabalhando num projeto de sua igreja, escola ou comunidade.

1. Mencionar dez qualidades para ser um bom amigo. Discutir quatro situações diárias quando você praticou a Regra Áurea de Mateus 7:12.
2. Participar numa discussão em painel ou uma representação sobre a pressão de grupo e seu papel na tomada de decisão.
3. Fazer um das seguintes especialidades:
a. Asseio e cortesia cristãs
b. Vida famíliar
4. Numa discussão em grupo e por pesquisa pessoal, examinar suas atitudes para quatro dos seguintes tópicos:
a. Amizade
b. Força de Vontade
c. Auto-Conceito
d. Relacionamento Humano – pais, família e outros
e. Pressão de Grupo
f. Escolher uma profissão
g. Comportamento moral
h. Sexo e namoro

1. Fazer uma apresentação para alunos do ensino fundamental sobre as Leis da Boa Saúde.
2. Completar uma das seguintes atividades:
a. Individualmente ou em grupo, organizar e participar numa Corrida Rústica ou atividade similar. Discutir e relatar seu programa de treinamento físico para este evento.
b. Ler as paginas 102-125 do livro “Temperança” de Ellen G. White, e passar no teste falso/ verdadeiro.
c. Completar a especialidade de Nutrição ou liderar um grupo para a especialidade de Cultura Física.
3. Discutir os princípios de aptidão física. Mostrar um esboço do seu programa de exercício diário. Escrever por extenso e assinar um voto pessoal de compromisso para um programa regular de exercícios.
4. Participar numa das seguintes atividades:
a. Caminhada de 15 Km e fazer relatório.
b. Andar 25 Km a cavalo.
c. Um dia numa viagem de canoa.
d. Andar 80 Km de bicicleta.
e. Nadar 1 Km.
5. Completar uma das seguintes atividades, e confeccionar um Voto Escrito escolhendo um estilo de vida livre de álcool:
a. Participar numa discussão em classe sobre os efeitos físicos do álcool sobre o organismo.
b. Assistir um audiovisual sobre o álcool ou as drogas, discutir os efeitos sobre o corpo humano.
c. Assistir a um Curso de Cinco Dias para Deixar de Fumar; ou assistir dois filmes sobre saúde; ou fazer um cartaz sobre fumar ou uso de drogas; ou ajudar a preparar material para exposição, etc.
6. Saber de cor e explicar I Corintios 9:24-27.
7. Completar a especialidade de Natação Intermediária I.

1. Depois de uma discussão, prepare um organograma sobre a organização denominacional com detalhes especiais para sua Divisão.

2. Observar durante o período de dois meses o trabalho dos diáconos, apresentando um relatório detalhado de suas atividades, tais como:
a. Cuidado da propriedade da igreja.
b. Cerimônia de lava-pés.
c. Cerimônia de batismo.
d. Recolher a oferta.
3. Assistir pelo menos uma vez a reunião da comissão da igreja. Preparar um breve relatório para discussão no seu grupo.
4. Com seu grupo fazer planos para uma atividade social, pelo menos uma vez por trimestre.
5. Completar as seguintes especialidades:
a. Ordem Unida
b. Liderança Juvenil
c. Mordomia Cristão
6. Ajudar sua unidade ou seu clube a planejar uma atividade especial de testificação, tais como: Um projeto para crianças de rua ou melhoramento da comunidade, etc. e executar essa atividade.
7. Ajudar sua unidade ou clube a planejar uma atividade especial tal como: Uma recepção, excursão ou acampamento com pelo menos um pernoite.
8. Demonstrar o crescimento de sua liderança a habilidade no ensino completando o seguinte:
a. Desenvolver e conduzir três devocionais criativos.
b. Ajudar no ensino de duas especialidades a seus desbravadores.
c. Ajudar a planejar e coordenar um acampamento de Clube ou de Unidade.

1. Completar uma especialidade de cada uma das opções abaixo:
a. Anfíbios, pássaros, aves domesticas, pecuária, répteis, conchas, árvores, arbustos.
b. Astronomia, cactos, climatologia, flores ou pegadas de animais.
c. Ecologia, conservação do ambiente.
d. Gatos, cães, mamíferos, sementes, aves de estimação.
2. Identificar a estrela Alfa da constelação de Centauro e a constelação de Órion. Conhecer o significado espiritual de Órion, como descrito no livro Primeiros Escritos, pág. 41.
3. Completar o mestrado em Vida Campestre.
4. Identificar seis pegadas de animais ou aves. Fazer um modelo em gesso de três pegadas.
5. Alistar e descrever pelo menos cinco atividades junto à natureza que podem ser desenvolvidas nos sábados à tarde.
6. Recapitular a história do dilúvio e estudar pelo menos três fósseis diferentes, explicar sua origem relacionando-os com a transgressão da Lei de Deus.
7. Ser capaz de identificar através de fotografias, exposições ou ao vivo, uma das seguintes categorias:
a. 25 Folhas de árvores.
b. 24 rochas e minerais.
c. 25 flores silvestres.
d. 25 borboletas e mariposas.
e. 25 conchas.  

1. Saber como se faz uma corda e demonstrar como devemos cuidar corretamente de uma corda. Dar e conhecer o uso prático dos seguintes nós: simples, cego, direito, cirurgião, lais de guia, duplo, escora, catau, pescador, fateixa, volta do fiel, gancho, volta do ribeira e ordinário. E preparar um quadro com pelo menos 15 nós diferentes.

2. Saber 10 regras para fazer uma caminhada e o que fazer quando estiver perdido.
3. Aprender os sinais para seguir uma pista. Ser capaz de traçar uma pista de 2 Km, que outros possam segui-la, e ser capaz de seguir a mesma trilha.
4. Completar uma especialidade não conseguida anteriormente que possa ser contada para o Mestrado em Aquática, Esporte, Recreação ou Vida Campestre.
5. Projetar três tipos de abrigo, explicar seu uso e utilizar um deles num acampamento de fim de semana.
6. Passar no teste de Primeiros Socorros da Classe de Excursionista.
7. Completar a especialidade de Orientação.
8. Ser capaz de acender uma fogueira num dia de chuva ou neve. Saber como conseguir lenha e manter o fogo aceso. Demonstrar habilidade em substituir e firmar o cabo de um machado.
9. Com um grupo de não menos que quatro pessoas, incluindo um conselheiro adulto experiente, andar 25 Km numa área rural ou deserta, incluindo uma noite ao ar livre ou barraca. O planejamento da expedição deve ser levado a fazer anotações e depois participar numa discussão em grupo dirigida pelo seu conselheiro sobre o terreno, flora e fauna, observados na caminhada.
10. Desenvolver um projeto para cinco móveis de acampamento e um portal para o clube.
11. Explique o que é um mapa topográfico, o que se espera que ele identifique, e seu uso. Identifique pelo menos vinte sinais e símbolos usados em mapas topográficos.
12. Planejar um cardápio para uma viagem de três dias de acampamento para quatro pessoas, usando pelo menos três alimentos desidratados diferentes.
13. Ser capaz de enviar e receber uma mensagem pelo alfabeto com semáforos, ou ser capaz de enviar pelo código internacional Morse com lanterna; ou conhecer o alfabeto dos surdos-mudos, ou ter um conhecimento básico de rádio amadorismo.
14. Descobrir as oito direções (pontos cardeais) sem a ajuda de uma bússola.

1. Completar duas especialidades em cada uma das seguintes áreas não conseguidas anteriormente:
a: Habilidades Domésticas ou Artes e Habilidades Manuais.
b. Ciências e Saúde ou Atividades Missionárias.
c. Atividades Agrícolas ou Atividades Profissionalizantes.
2. Sob a supervisão do seu líder ou conselheiro, discutir com sua unidade ou clube um dos seguintes temas:
a. Modéstia Cristão.
b. Recreação.
c. Saúde.
d. Observância do Sábado.
3. Numa discussão em grupo e por exame pessoal, avaliar suas atitudes para dois dos seguintes tópicos:
a. Aborto.
b. AIDS.
c. Violência.
d. Drogas.

1. Assistir um Seminário de duas horas coordenado pelo departamental JA/ Desbravador da Associação/ Missão.

1. Ser conselheiro ou conselheiro associado num Clube de Desbravadores, no mínimo por um ano.

2. Ajudar no ensino de uma Classe JA durante no mínimo cinco meses ou até a Investidura.

3. Ter completado a especialidade de Arte de Contar Histórias.

1. Ser aprovado num Seminário de 10h patrocinado pelo Ministério JA/ Desbravadores da Associação/ Missão, abrangendo as seguintes áreas:
a. Habilidade de Liderança da Unidade.
b. Habilidades de Comunicação.
c. Habilidades de Acampar.
d. Desenvolvimento de Recursos e Criatividade.
e. Evangelismo Juvenil.


 
Material originalmente produzido pelo Ministério Jovem da Associação Geral e adaptado pelo Ministério Jovem da Divisão Sul-Americana.
Plano da medalha de prata
A Medalha de Prata foi preparada para jovens cristãos de 14 a 19 anos de idade (acima de 20 anos será opcional) que demonstrarem grandes qualidades de desenvolvimento físico, mental e cultural. Promovida pelo do Ministério Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ela dá aos jovens a oportunidade de se superarem e se realizarem com atividades de alto nível.

Cada participante e ganhador da Medalha de Prata vai estar mais bem preparado para assumir seu lugar como membro positivamente ativo de sua igreja e comunidade. O esforço e a perseverança, para se classificar em todas as atividades, vão desenvolver qualidades de caráter que são tão necessárias na geração de hoje.

O futuro de nossa Igreja depende da capacidade e disposição dos jovens de servirem seus semelhantes vivendo uma vida guiada por Cristo. Pelo poder de Deus esses jovens cristãos vão ter um papel nobre e destacado nos momentos finais da história. Os desafios do povo de Deus vão ser grandes e apenas os jovens que estiverem bem firmados na Palavra de Deus em uma plataforma moral, que reflete a pureza do Senhor Jesus, vão ser capazes de resistir. A conquista da Medalha de Prata foi estabelecida para preparar estes jovens, desenvolvendo boa saúde, pensamento puro e firmeza de visão espiritual.

A conquista da medalha
O Diretor do Ministério Jovem da Associação/Missão é quem dirige todo o projeto de Conquista da Medalha de Prata e supervisiona as provas. Ele pode definir outras pessoas, devidamente preparadas, para coordenarem as atividades em seu lugar.

Na igreja local o diretor de jovens será o coordenador da comissão de Conquista da Medalha de Prata. Essa comissão deve definir examinadores bem preparados e submeter todo o projeto à aprovação do Ministério Jovem da Associação/Missão. O projeto se destina especialmente aos jovens Adventistas do Sétimo Dia, mas não é exigido que aquele que recebe a medalha seja membro da Igreja.

Deve ser mantido um registro exato da conclusão de cada requisito completado pelo candidato. A coluna à direita contém um espaço destinado às anotações de cada requisito: (1) a data de conclusão, (2) a pontuação (onde indicado), e (3) a assinatura do examinador autorizado pela comissão da Conquista da Medalha de Prata.

A entrega da medalha
A entrega da Medalha de Prata deve ser feita em uma cerimônia marcante e especial, na qual o diretor do Ministério Jovem da Associação/Missão esteja presente. Podem ser convidados outros oficiais da igreja ou da comunidade para participarem na cerimônia. A entrega da medalha deverá ser a parte principal do programa.

A medalha será, definitivamente, daquele que a recebeu. Seu nome deve ser gravado no verso da medalha. (Não deverá ser entregue nenhuma medalha sem a gravação do nome)

O plano de conquista
O plano de Conquista da Medalha de Prata está dividido em cinco áreas:
1. Preparo físico – Existem várias opcões, mas é fundamental que cada pessoa classificada receba um certificado, do examinador oficialmente designado, quando seus registros finais forem concluidos.

2. Especialidades – O desenvolvimento de habilidades segue os requisitos apresentados no programa de Especialidades dos Desbravadores . São apresentadas dez Especialidades e o participante deve se classificar em duas.

3. Expedição – São dadas orientações para uma desafiadora expedição e é muito importante que aqueles que pensam em fazê-la confiram, com o examinador qualificado, se todas as condições foram devidamente cumpridas e conferidas.

4. Projetos de Serviço – Nesta seção o participante precisa ter um registro, demonstrando que cumpriu, com sucesso, suas responsabilidades.

5. Aperfeiçoamento Cultural – O participante pode escolher, mas precisa receber um certificado, oficialmente reconhecido, após sua leitura ou redação.
Requisitos para a conquista da medalha de prata
Seção I - Preparo físico
Masculino:
Ser aprovado em três dos cinco grupos apresentados.
Grupo 1 – Atletismo/Corrida – Escolher quatro opções.
A.
Corrida - 50m em 7,4 seg.
B.
Corrida - 100m em 15,5 seg.
C.
Corrida - 200m em 28 seg.
D.
Corrida 400m em 66,6 seg.
E.
Marcha atlética - 600m em 1 min. 37 seg.
F.
Corrida - 1.500m em 5 min. 36 seg.
G.
Corrida - 3.000m 12 min. 27 seg.
H.
Corrida 5.000m 23 min. 5 seg.
Grupo 2 – Provas de Campo – Escolher três opções.
A.
Salto em extensão sem impulso - 2,25m
B.
Salto em Distância – 3,40m
C.
Salto em Altura - 1,25m
D.
Arremesso de peso - 5,44kg - 10,36m
E.
Arremesso bola de beisebol (ou correspondente) – 56m
Grupo 3 – Força e Resistência – Escolher duas opções.
A.
55 Flexões abdominais em 2min.
B.
12 Flexões de braço na barra.
C.
40 Flexões de braço no solo.
D.
Subir 5m em uma na corda usando apenas as mãos.
Grupo 4 – Coordenação, Agilidade e Equilíbrio – Escolher três opções.
A.
Acertar 7 cestas em 10 arremessos (Basquete).
B.
Corrida de ida e volta - 10m. em 10,1seg.
C.
Cócoras (burpy) – 15 vezes em 30seg. – ver explicação.
D.
1. Cambalhota Frente - ver explicação

2. Cambalhota para trás – ver explicação.

3. Parada de sapo – ver explicação.

4. Parada de cabeça (plantar bananeira) – ver explicação.

5. Salto mortal com apoio das mãos – ver explicação
E.
Pular corda acertando, no mínimo, 150 pulos seguidos.
Grupo 5 – Natação – Escolher uma opção.
A.
Estilo livre - 100m em 1 min. 38 seg.
B.
Estilo costas - 100m em 1 min. 55 seg.
C.
Estilo peito - 100m em 2 min.
Feminino:
Ser aprovado em três dos cinco grupos apresentados.
Grupo 1 – Atletismo/Corrida – Escolher duas opções.
A.
Corrida - 50m em 8,5 seg.
B.
Corrida - 100m em 18 seg.
C.
Corrida - 200m em 36s eg.
D.
Corrida - 400m – 1 min 25 seg.
E.
Marcha atlética - 600m em 2 min. 36 seg.
F.
Marcha atlética - 1.500m em 8 min. 40 seg.
G.
Corrida - 3.000m em 19 min. 55 seg.
H.
Corrida - 5.000m em 39 min. 20 seg.
Grupo 2 – Provas de Campo – Escolher duas opções.
A.
Salto em extensão sem impulso - 1,80m.
B.
Salto em extensão - 2,50m.
C.
Salto em Altura - 1,10m.
D.
Arremesso bola de beisebol (ou correspondente) - 27m.
Grupo 3 – Força e Resistência – Escolher duas opções.
A.
40 Flexões abdominais em 2 min.
B.
Sustentar o peso do corpo na barra, com os braços flexionados, por 19 seg. – ver explicação.
C.
30 Flexões de braço no solo – ver explicação.
Grupo 4 – Coordenação, Agilidade e Equilíbrio – Escolher três opções.
A.
Acertar 6 cestas em 10 arremessos (Basquete)
B.
Corrida de ida e volta - 10m em 11,3 seg.
C.
Cócoras (burpy) – 15 vezes em 30 seg. – ver explicação.
D.
1. Cambalhota Frente - ver explicação

2. Cambalhota para trás – ver explicação.

3. Parada de sapo – ver explicação.

4. Parada de cabeça (plantar bananeira) – ver explicação.
E.
Pular corda acertando, no mínimo, 150 pulos seguidos.
Grupo 5 – Natação – Escolher uma opção.
A.
Estilo livre - 100m em 1 min.40 seg.
B.
Estilo costas - 100m em 2 min.05 seg.
C.
Estilo peito - 100m em 2 min.11 seg.
Informações adicionais 
Masculino

Grupo 3 – Requisito B - Flexões de braço na barra:
A forma correta de segurar a barra é com a empunhadura reversa da mão. O queixo deve subir acima da barra de flexão. Os braços devem ficar quase que totalmente estendidos, com os cotovelos levemente flexionados para baixo.
Grupo 3 – Requisito C - Flexões de braço no solo: O peso nas flexões de solo deve ser distribuído por igual. As mãos um pouco abaixo dos ombros. Pés juntos. Erga os braços, mantendo o corpo retesado, até que os cotovelos fiquem retos. Ao voltar à posição anterior, continue mantendo o corpo retesado e reto, baixando o corpo até quase tocar o solo.
Feminino
Grupo 3 – Requisito B - Sustentar o peso do corpo na barra, com os braços flexionados - Posição Inicial: (Uma barra horizontal com cerca de 4 cm de diâmetro deve ser ajustada, aproximadamente, à altura da pessoa em pé). A candidata segura a barra com as palmas das mãos voltadas para a barra. Com a ajuda de duas pessoas, uma na frente e outra atrás, a aluna levanta seu corpo até atingir uma posição onde o queixo fique acima da barra, os cotovelos flexionados e o peito perto da barra. Essa posição deve ser mantida por, pelo menos, 19 segundos a fim de ser aprovada no teste.
O cronômetro deve começar a marcar logo que a candidata atingir a posição correta e parar no momento em o queixo tocar a barra, ou a cabeça pender para trás para manter o queixo acima da barra ou o queixo ficar abaixo da barra.
O registro deverá ser feito arredondando o segundo mais próximo do tempo em que a candidata manteve a posição correta.
Grupo 3 – Requisito C - Flexões de braço no solo: Posição Inicial : braços estendidos, com as mãos espalmadas no chão, voltadas para frente, um pouco abaixo e levemente fora do alinhamento com os ombros. Joelhos no chão e corpo reto da cabeça até os joelhos. Flexionar os joelhos e erguer a ponta dos pés.
Em seguida, manter o corpo retesado e reto, flexionar os cotovelos sem tocar o chão com o peito. Depois, voltar à posição inicial. Manter o corpo reto; não levantar as nádegas; o abdômen não deve arquear.
Masculino e Feminino
Grupo 3 – Requisito A - Flexões abdominais: Posição Inicial : O candidato deita de costas com as pernas estendidas, separadas cerca de 30 cm, enquanto outra pessoa segura seus tornozelos a fim de manter os calcanhares firmados contra o solo. Dado o sinal, o candidato senta-se e toca seus pés com os dedos das mãos, voltando, em seguida à posição inicial. Ai, então, cada flexão é contada.
Grupo 4 – Requisito B - Corrida de ida e volta: Dois marcadores, do mesmo tamanho, devem ser colocados a uma distância de 10 metros da linha de início. Dado o sinal, o candidato deve correr, pegar o marcador, voltar até a linha inicial, deixar o marcador, voltar correndo e pegar o outro marcador e trazê-lo até a linha de chegada. Ai, então, estará concluída a prova.
Grupo 4 – Requisito C – Cócoras (Burpy): Equipamento para o exercício: Um cronômetro, ou um relógio com marcador de segundos. Posição Inicial: O candidato fica em posição de firme.
Dado o sinal o candidato flexiona os joelhos e coloca as mãos no chão, na frente dos pés. Os braços podem estar posicionados em frente aos joelhos, entre eles ou ao lado, de cócoras. Em seguida, arremessar as pernas para trás de tal forma a deixar o corpo perfeitamente alinhado – dos ombros aos pés (como na posição de flexão de solo). Arremessar, então, os pés para frente, voltando à posição de cócoras e então voltar à posição inicial, em pé firme. Após o sinal inicial, o coordenador da prova marca 30 segundos e conclui a prova.
Grupo 4 – Requisito D.1 - Cambalhota para Frente: Realizar séries de 3 cambalhotas. Ficar na posição inicial, agachado, para fazer o movimento para frente. O queixo deve estar tocando no peito, as mãos espalmadas em um colchonete e o peso igualmente distribuído. Dado o sinal, encurvar-se, soltar o peso e colocá-lo na parte de trás do pescoço e dos ombros e não na cabeça. Repetir três séries de três movimentos.
Grupo 4 – Requisito D.2 - Cambalhota para trás: Posição inicial: Abaixar-se para trás como se estivesse sentado em uma cadeira baixa. Atenue a queda com as mãos, tendo os dedos estirados para frente no colchão. Rolar pra trás com o apoio das palmas das mãos colocadas ao lado da cabeça e acima dos ombros. Não tocar os joelhos no chão, indo diretamente aos pés. Repetir três séries de três movimentos.
Grupo 4 – Requisito D.3 – Parada de Sapo: Palmas das mãos apoiadas no solo, afastadas na mesma largura dos ombros. Flexionar os braços, apoiando os joelhos nos cotovelos, elevando os pés do chão. Ficar nesta posição por 7 segundos (somente as 2 palmas das mãos em contato com o solo).
 Grupo 4 – Requisito D.4 – Parada de Cabeça: Apoiar ambas as mãos no solo, na largura dos ombros, e formar com o apoio da cabeça um triângulo no solo. Levantar e estender as pernas, unidas, mantendo o corpo equilibrado nesta posição por sete segundos (Plantar bananeira).
Seção II - Habilidades
Completar duas especialidades:
Salvamento de Afogados
Resgate Básico
Canoagem
Enfermagem Básica
Ciclismo
Primeiros Socorros
Orientação
Liderança Campestre
Excursionismo Pedestre com Mochila
Fotografia
Evangelismo pessoal
Seção III - Expedição
1. Caminhada na mata, pelo menos 36 quilômetros , incluindo duas noites a céu aberto ou em barracas. Essas duas noites devem ser passadas em acampamentos distantes 8 km um do outro.
2. O grupo deverá ser formado por, no mínimo, três e no máximo seis pessoas. Nem todos precisam estar participando da prova.
3. Apresentar um diário completo da prova, incluindo um mapa do trajeto, com observações da vida selvagem, das plantas ou algum outro estudo auxiliar da expedição.
4. O planejamento deve ser feito em equipe, sendo aprovado pelo Ministério Jovem da Associação/Missão, ou seu representante, antes da caminhada.
5. Deve ser levado todo o alimento necessário. Utilizar alimentos desidratados quando necessário para ter um cardápio balanceado.
6. Os participantes da caminhada devem levar um kit pessoal normal, além de equipamentos leves de camping, bússola, utensílios de cozinha e kit de primeiros socorros.
Seção IV - Projetos de serviço
Cooncluir um dos requisitos:

A. Durante, pelo menos, um semestre estar envolvido, satisfatoriamente, na liderança da Sociedade JA , da Escola Sabatina, dos Ministérios da Saúde, do Clube de Desbravadores, do Clube de Aventureiros ou outra atividade correspondente, que o Ministério Jovem da Associação/Missão escolha como substituto.
B. Participar em um projeto de serviço comunitário com, pelo menos, uma semana de duração. Escolher entre um dos seguintes:
•  Avaliação da comunidade.
•  Cursos de orientação profissional.
•  Alfabetização de adultos.
•  Assistência às vítimas de catástrofes.
•  Assistência a famílias carentes.
•  Prevenção de saúde pública.
•  Desenvolvimento rural.
•  Atuação voluntária em uma instituição de atendimento a carentes.
•  Desenvolvimento urbano.
Seção V - Aperfeiçoamento cultural
Cumprir um dos requisitos:
1. Ler o livro do curso de leitura JA do ano em curso.
2. Ler 200 páginas de um ou mais livros escritos por Ellen G. White.
3. Escrever um artigo ou história com, pelo menos, mil palavras e tê-lo aceito para publicação em um jornal ou revista da Igreja.
4. Ler um livro com, pelo menos, 200 páginas sobre desenvolvimento de liderança, discipulado ou arrecadação de fundos.
Material originalmente produzido pelo Ministério Jovem da Associação Geral e adaptado pelo Ministério Jovem da Divisão Sul-Americana.


 
Material originalmente produzido pelo Ministério Jovem da Associação Geral e adaptado pelo Ministério Jovem da Divisão Sul-Americana.
Plano da medalha de ouro
A Medalha de Ouro será entregue a jovens com idade entre 20 e 35 anos que demonstrarem grandes qualidades de desenvolvimento físico, mental e cultural. Promovida pelo Ministério Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ela dá aos jovens a oportunidade de se superarem e realizarem atividades de alto nível. Não é pré-requisito ter recebido a Medalha de Prata ou ser membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Cada ganhador da Medalha de Ouro vai estar mais bem preparado para assumir seu lugar como membro positivamente ativo de sua igreja e comunidade. O esforço e a perseverança, para se classificar em todas as atividades, vão desenvolver qualidades de caráter que são tão necessárias na geração de hoje.
O futuro de nossa Igreja depende da capacidade e disposição dos jovens de servirem seus semelhantes vivendo uma vida guiada por Cristo. Pelo poder de Deus esses jovens cristãos vão ter um papel nobre e destacado nos momentos finais da história. Os desafios do povo de Deus vão ser grandes e apenas os jovens que estiverem bem firmados na Palavra de Deus em uma plataforma moral, que reflete a pureza do Senhor Jesus, vão ser capazes de resistir. A conquista da Medalha de Ouro foi estabelecida para preparar estes jovens, desenvolvendo boa saúde, pensamento puro e firmeza de visão espiritual.
A conquista da medalha
O Diretor do Ministério Jovem da Associação/Missão é quem dirige todo o projeto de Conquista da Medalha de Ouro e supervisiona as provas. Ele pode definir outras pessoas, devidamente preparadas, para coordenarem as atividades em seu lugar.
Deve ser mantido um registro exato da conclusão de cada requisito completado pelo candidato. A coluna à direita contém um espaço destinado às anotações de cada requisito: (1) a data de conclusão, (2) a pontuação (onde indicado), e (3) a assinatura do examinador autorizado pela comissão da Conquista da Medalha de Ouro.
A entrega da medalha
A solicitação de condecoração com a Medalha de Ouro, aos candidatos que concluíram os requisitos, deve ser feita ao Diretor do Ministério Jovem da Associação/Missão. Ele definirá a realização de uma cerimônia especial para a entrega da medalha. Devem ser convidados outros oficiais da igreja ou da comunidade para participarem na cerimônia. A entrega da medalha dever ser o objetivo principal do programa e não deve ser aproveitada nenhuma cerimônia de Investidura dos Desbravadores ou Aventureiros.
A medalha será, definitivamente, daquele que a recebeu. Seu nome deve ser gravado no verso da medalha. ( Não deverá ser entregue nenhuma medalha sem a gravação do nome )
O plano da conquista
O plano de Conquista da Medalha de Ouro está dividido em cinco áreas:
1. Preparo físico – Os requisitos foram adotados de acordo com os programas de provas nacionais.
2. Habilidades – São relacionadas diversas Especialidades e o candidato pode escolher duas. Os requisitos de cada Especialidade estão disponíveis no manual de Especialidades dos Desbravadores.
3. Expedição – O candidato pode escolher entre uma caminhada ou canoagem em uma área despovoada. São dadas orientações para uma aventura desafiadora. É importante que aqueles que planejam fazer essa atividade tenham certeza de que todas as condições foram atendidas.
4. Projetos de Serviço – O participante deve ter um registro no qual demonstre que desempenhou com sucesso suas responsabilidades.
5. Aperfeiçoamento Cultural – O participante deve ser aprovado em duas áreas de excelência cultural. Pessoas qualificadas nas áreas de arte, música e crítica literária devem garantir que o requisito foi cumprido com sucesso.
Requisitos para a conquista da medalha de ouro
Seção I - Preparo físico
Masculino:
Ser aprovado em quatro dos cinco grupos apresentados.
Grupo 1 – Atletismo/Corrida
A.
Corrida – 50m em 6.7 seg.
B.
Corrida – 100m em 13,2 seg.
C.
Corrida – 200m em 26 seg.
D.
Corrida – 400m em 63 seg.
E.
Corrida – 1.500m em 5 min. 34 seg.
F.
Corrida – 10.000m em 44in.
Grupo 2 – Provas de Campo
A.
Salto em extensão - sem impulso - 2,4m
B.
Salto em distância - 4,8m
C.
Salto em altura -1,47m
D.
Arremesso de peso - 7,25kg – 10,36m
Grupo 3 – Força e Resistência – Escolher duas opções.
A.
65 Flexões abdominais em 2 min.
B.
13 Flexões de braço na barra.
C.
42 Flexões de solo
D.
Subir 6,2m em uma corda apenas com as mãos.
Grupo 4 – Coordenação, Agilidade e Equilíbrio – Escolher três opções.
A.
Acertar 9 lances livres de Basquete em 10 arremessos, ou

Pular corda acertando, no mínimo, 300 pulos seguidos.
B.
Corrida de ida e volta - 10m em 9seg. ou

Cócoras (burpy) – 20 vezes em 30seg. – ver explicações
C.
Salto mortal para frente com apoio das mãos, ou

Cambalhota para trás – ver explicações – ou

Parada de cabeça – 10seg. (plantar bananeira) – ver explicação – ou

Parada de sapo – ver explicação.
Grupo 5 – Natação – Escolher uma opção.
A.
Estilo livre – 100m em 1 min. 17 seg.
B.
Estilo costas - 100m em 1 min. 23 seg.
C.
Estilo peito - 100m em 1 min. 28 seg.
Feminino:
Ser aprovado em quatro dos cinco grupos apresentados.
Grupo 1 – Atletismo/Corrida – Escolher duas opções.
A.
Corrida – 50m em 7,9 seg.
B.
Corrida – 200m em 33 seg.
C.
Marcha atlética - 600m em 2 min. 23 seg.
D.
Corrida – 1.500m em 6 min. 40 seg.
E.
Correr e andar 5.000m em 25 min. 30 seg.
Grupo 2 – Provas de Campo – Escolher duas opções.
A.
Salto em extensão, sem impulso, 1,95m
B.
Salto em distância - 3,35m
C.
Salto em altura - 1,25m
D.
Arremesso bola de beisebol (ou correspondente) - 39,7m
Grupo 3 – Força e Resistência – Escolher três opções.
A.
48 Flexões abdominais em 2min.
B.
Sustentar o peso do corpo na barra com os braços flexionados 25seg. – ver explicação.
C.
20 Flexões de braço no solo. – ver explicação.
Grupo 4 – Coordenação, Agilidade e Equilíbrio – Escolher três opções.
A.
Acertar 9 lances livres de Basquete em 10 arremessos, ou

Pular corda acertando, no mínimo, 300 pulos seguidos.
B.
Corrida de ida e volta - 10m em 9min 07seg. ou
C.
Salto mortal para frente, com apoio das mãos, ou

Parada de cabeça – 10seg. (plantar bananeira) – ver explicação – ou

Parada de sapo – ver explicação.

Cócoras (burpy) – 20 vezes em 30seg. – ver explicação
Grupo 5 – Natação – Escolher uma opção.
A.
Estilo livre – 100m em 1 min. 17 seg.
B.
Estilo costas - 100m em 1 min. 23 seg.
C.
Estilo peito - 100m em 1 min. 28 seg.
Informações adicionais  
Masculino

Flexões de braço na barra:
A forma correta de segurar a barra é com a empunhadura reversa da mão. O queixo deve subir acima da barra de flexão. Os braços devem ficar quase que totalmente estendidos, com os cotovelos levemente flexionados.
Flexões de braço no solo: O peso nas flexões de solo deve ser distribuído por igual. As mãos um pouco abaixo dos ombros. Pés juntos. Erga os braços, mantendo o corpo retesado, até que os cotovelos fiquem retos. Ao voltar à posição anterior, continue mantendo o corpo retesado e reto, baixando o corpo até quase tocar o solo. Ele deve ser contínuo.
Cambalhota para trás: Posição inicial: Abaixar-se para trás como se estivesse sentado em uma cadeira baixa. Atenue a queda com as mãos, tendo os dedos estirados para frente no colchão. Rolar pra trás com o apoio das palmas das mãos colocadas ao lado da cabeça e acima dos ombros. Não tocar os joelhos no chão, indo diretamente aos pés. Repetir três séries de três movimentos.
Feminino
Sustentar o peso do corpo na barra, com os braços flexionados - Posição Inicial : (Uma barra horizontal com cerca de 4 cm de diâmetro deve ser ajustada, aproximadamente, à altura da pessoa em pé). A candidata segura a barra com as palmas das mãos voltadas para a barra. Com a ajuda de duas pessoas, uma na frente e outra atrás, a aluna levanta seu corpo até atingir uma posição onde o queixo fique acima da barra, os cotovelos flexionados e o peito perto da barra. Essa posição deve ser mantida por, pelo menos, 25segundos a fim de ser aprovada no teste.
O cronômetro deve começar a marcar logo que a candidata atingir a posição correta e parar no momento em o queixo tocar a barra, ou a cabeça pender para trás para manter o queixo acima da barra ou o queixo ficar abaixo da barra.
O registro deverá ser feito arredondando o segundo mais próximo do tempo em que a candidata manteve a posição correta.
Flexões de braço no solo: Posição Inicial : braços estendidos, com as mãos espalmadas no chão, voltadas para frente, um pouco abaixo e levemente fora do alinhamento com os ombros. Joelhos no chão e corpo reto da cabeça até os joelhos. Flexionar os joelhos e erguer a ponta dos pés.
Em seguida, manter o corpo retesado e reto, flexionar os cotovelos sem tocar o chão com o peito. Depois, voltar à posição inicial. Manter o corpo reto; não levantar as nádegas; o abdômen não deve arquear.
Masculino e Feminino
Flexões abdominais: Posição Inicial : O candidato deita de costas com as pernas estendidas, separadas cerca de 30 cm, enquanto outra pessoa segura seus tornozelos a fim de manter os calcanhares firmados contra o solo. Dado o sinal, o candidato senta-se e toca seus pés com os dedos das mãos, voltando, em seguida à posição inicial. Ai, então, cada flexão é contada.
Corrida de ida e volta: Dois marcadores, do mesmo tamanho, devem ser colocados a uma distância de 10 metros da linha de início. Dado o sinal, o candidato deve correr, pegar o marcador, voltar até a linha inicial, deixar o marcador, voltar correndo e pegar o outro marcador e trazê-lo até a linha de chegada. Ai, então, estará concluída a prova.
Cócoras (Burpy): Equipamento para o exercício: Um cronômetro, ou um relógio com marcador de segundos. Posição Inicial : O aluno fica em posição de firme.
Dado o sinal o candidato flexiona os joelhos e coloca as mãos no chão, na frente dos pés. Os braços podem estar posicionados em frente aos joelhos, entre eles ou ao lado, de cócoras. Em seguida, arremessar as pernas para trás de tal forma a deixar o corpo perfeitamente alinhado – dos ombros aos pés (como na posição de flexão de solo). Arremessar, então os pés para frente, voltando à posição de cócoras e então voltar à posição inicial, em pé firme. Após o sinal inicial, o coordenador da prova marca 30 segundos e conclui a prova.
Parada de Sapo: Palmas das mãos apoiadas no solo, afastadas na mesma largura dos ombros. Flexionar os braços, apoiando os joelhos nos cotovelos, elevando os pés do chão. Ficar nesta posição por 7 segundos (somente as 2 palmas das mãos em contato com o solo).
Parada de Cabeça: Apoiar ambas as mãos no solo, na largura dos ombros, e formar, com o apoio da cabeça, um triangulo no solo. Levantar e estender as pernas, unidas, mantendo o corpo equilibrado nesta posição por sete segundos (Plantar bananeira).
Seção II - Habilidades
Concluir duas das Especialidades nas áreas: Atividades Profissionais ou Habilidades Domésticas. Além delas, concluir mais duas das especialidades abaixo, não concluídas na Medalha de Prata.
Salvamento de Afogados
Saúde & Cura
Canoagem
Vida Silvestre
Esqui Aquático
Primeiros Socorros - Nível Avançado
Orientação
Liderança Campestre
Reanimação Cardiopulmonar
Vela
Ginástica Acrobática - Avançada
Ciclismo - Avançado
Mergulho Livre
Seção III - Expedição
Complete um dos seguintes:
1. Caminhada na mata com, pelo menos 40 quilômetros, envolvendo uma noite em acampamento.
a. A expedição deve ser composta por, no mínimo, três jovens acima de 18 anos e, no máximo, oito. Não é necessário que todos os participantes estejam cumprindo requisitos para a conquista da Medalha de Ouro.
b. Os acampantes devem levar todo o equipamento, alimentos, etc. em mochilas.
c. Devem fazer um relatório completo, acompanhado de mapa da excursão, com observações relativas ao terreno, à flora e à fauna.
d. O planejamento da excursão deve ser feito em conjunto, sendo aprovado pelo examinador indicado pela Comissão de Outorga da Medalha de Ouro.
2. Percurso em canoa com, pelo menos 64 quilômetros, envolvendo uma noite em acampamento.
a. Os acampantes devem transportar todo o equipamento, alimentos, etc. na canoa e em mochilas quando necessário.
b. Devem fazer um relatório completo acompanhado de mapa da excursão, com observações relativas ao terreno, à flora e à fauna.
c. Devem participar da viagem em canoa, pelo menos, quatro pessoas (duas por canoa) embora não seja necessário que todos os participantes estejam cumprindo requisitos para a conquista da Medalha de Ouro.
d. O planejamento da excursão deve ser feito em conjunto, sendo aprovado pelo examinador indicado pela Comissão de Outorga da Medalha de Ouro.
Seção IV - Projetos de serviço
Cooncluir um dos requisitos:

1. Durante, pelo menos um semestre, estar envolvido, satisfatoriamente, na liderança da Sociedade JA , da Escola Sabatina, dos Ministérios da Saúde, do Clube de Desbravadores, do Clube de Aventureiros ou outra atividade correspondente, que o Ministério Jovem da Associação/Missão escolha como substituto.
2. Servir como estudante missionário por, pelo menos, dez semanas.
3. Envolver-se ativamente por, pelo menos, 12 semanas, em atividades de evangelismo (“A Voz da Juventude”, classes Bíblicas, Pequenos Grupos, Projeto Missionário na Universidade, Evangelismo comunitário, estudos bíblicos, etc.).
4. Participar em um projeto de serviço comunitário com, pelo menos, duas semanas de duração, que não tenha sido realizado para a Medalha de Prata. Escolher entre um dos seguintes:
•  Avaliação da comunidade.
•  Cursos de orientação profissional.
•  Alfabetização de adultos.
•  Assistência às vítimas de catástrofes.
•  Assistência a famílias carentes.
•  Prevenção de saúde pública.
•  Desenvolvimento rural.
•  Atuação voluntária em uma instituição de atendimento a carentes.
•  Desenvolvimento urbano.
Seção V - Aperfeiçoamento cultural
Cumprir um grupo.
Grupo 1 – Música
Concluir uma das opções:
1. Apresentar um recital de música clássica ou sacra com, pelo menos, 30 minutos de duração incluindo, pelo menos, outros três participantes (vocal ou instrumental). O repertório e apresentação devem ser avaliados por um especialista em música, nomeado pela Comissão da Medalha de Ouro.
2. Assistir a três concertos e apresentar um relatório com, no mínimo, 1.500 palavras, a respeito dos artistas, das composições e dos compositores. O relatório deverá ser avaliado por um especialista nomeado pela Comissão da Medalha de Ouro.
Grupo 2 – Arte
Concluir uma das opções:
1. Fazer exposição pública de, pelo menos, cinco obras originais (pintura, escultura, gravura, etc.) que tenha produzido. O trabalho deve ser avaliado e aprovado por um especialista em arte nomeado pela Comissão da Medalha de Ouro.
2. Visitar uma galeria de arte ou comparecer a três exposições de arte, apresentando um relatório escrito contendo, no mínimo, 1.500 palavras a respeito da arte observada. Um especialista em artes, indicado pela Comissão da Medalha de Ouro, irá julgar o texto.
Grupo 3 – Literatura SagradaConcluir uma das opções:
1. Ler um livro de Ellen G. White com, pelo menos, 300 páginas.
2. Ler o Novo Testamento em uma versão moderna.
Grupo 4 – Etnia
Escolher um país, que não seja o seu, e que tenha reconhecimento das Nações Unidas. Em seguida descrever sua origem, cultura, antecedentes religiosos. Apresentar, também, um estudo sobre a origem, desenvolvimento e trabalho atual dos Adventistas do Sétimo Dia na região. A pesquisa deve incluir contato pessoal ou por correspondência com pessoas da região pesquisada. Devem ser incluídas, pelo menos, cinco imagens para ilustrar o trabalho dos Adventistas do Sétimo Dia no país escolhido.


 
Material originalmente produzido pelo Ministério Jovem da Associação Geral e adaptado pelo Ministério Jovem da Divisão Sul-Americana.
Os requisitos que constam neste registro devem ser cumpridos no período mínimo de quatro e máximo de oito meses. O candidato à medalha deverá possuir entre dezesseis e trinta e cinco anos de idade.

Para que o candidato seja investido necessita cumprir 85% dos requisitos.

No dia da cerimônia o candidato deverá ter em mãos todos os seus registros assinados, para que sejam confirmados pelo Diretor JA .
Envolvimento com a Igreja
Com a realização das tarefas estabelecidas para receber a Medalha de Dedicação, os jovens estarão auxiliando a Igreja em todas as áreas e ao mesmo tempo se identificando com uma delas. Eles precisam ser parte integrante da Igreja, trabalhando por ela, pois terão um papel fundamental na terminação da obra do evangelho.


Requisitos
I. Gerais
1. Ser membro batizado da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

2. Ter entre 16 e 35 anos de idade.

3. Decorar e explicar os ideais do Ministério Jovem: Alvo, Lema, Propósito e Objetivo.
II. Ancionato
1. Auxiliar o Pastor ou Ancião na visita a um candidato ao batismo.
III. Ministérios da mulher
1. Colaborar no programa de recepção durante três sábados.
IV. Diaconato
1. Participar de um mutirão para melhorar as instalações físicas da igreja;
2. Apresentar um trabalho contendo dois textos Bíblicos e duas citações de Ellen White sobre REVERÊNCIA
V. Assistência social
1. Doar, ou conseguir contribuições, de 10 kg de alimentos, ou 15 peças de roupas ou 15 brinquedos, entregando posteriormente a uma comunidade carente, junto com o departamento de Assistência Social.
VI. Tesouraria
1. Ser dizimista e ofertante (se tiver rendimentos)
2. Ajudar o tesoureiro na devolução dos envelopes de dízimo, aos doadores, durante, pelo menos, três sábados.
VII. Mordomia
1. Apresentar um trabalho ou palestra, de vinte minutos sobre um dos temas a seguir:
•  O uso devido do tempo.
•  Nosso corpo como templo do Espírito Santo.
•  Fidelidade a Deus nas ofertas.
•  Administração dos dons dados por Deus.
VIII. Ministério da saúde
1. Apresentar um trabalho, de quatro páginas, ou palestra de, no mínimo, vinte minutos sobre os prejuízos causados à saúde pelo uso de drogas;
2. Participar de uma passeata pró-saúde.  
IX. Escola Sabatina
1. Possuir a lição da Escola Sabatina;
2. Coordenar o estudo da lição em uma classe, como professor, pelo menos quatro sábados.
X. Vida familiar
1. Ajudar o departamento na realização de um programa ou atividade especial.
2. Ler o livro “O Lar Adventista”, de Ellen White.
XI. Música
1. Auxiliar o departamento de música, nos momentos de louvor, pelo menos três vezes. 
XII. Ministério da criança e do adolescente
1. Auxiliar uma professora do departamento infantil, coordenando o estudo da lição ou ajudando a manter a reverência, pelo menos duas vezes durante um trimestre.
2. Visitar uma família da igreja, que tenha filhos em idade de freqüentar a Escola Sabatina dos Men ores, e incentivar os pais na sua participação.
XIII. Clube de desbravadores
1. Acompanhar três reuniões do clube, apresentando, ao final, um relatório avaliando os seguintes itens:
•  Espiritualidade
•  Disciplina
•  Organização
•  Trabalho de Equipe
XIV. Clube de aventureiros
1. Ajudar um Aventureiro a decorar o nome de 10 livros da Bíblia.
2. Participar de duas reuniões regulares do clube, colaborando com a diretoria.
XV. Sociedade de jovens
1. Ajudar a organizar e realizar quatro cultos JA.  
2. Preparar, por escrito, um culto JA completo.
XVI. Recreação
1. Apresentar um trabalho de duas páginas, ou palestra de 10 minutos, sobre: Recreação Cristã.
2. Participar de um dos seguintes eventos:
•  Passeio Ciclístico, (mínimo 20 km ).
•  Retiro Espiritual
•  Passeio junto à natureza
•  Piquenique
XVII. Literatura denominacional e Espírito de Profecia
1. Possuir uma Bíblia
2. Ter o Hinário Adventista
3. Ler o livro “Só para Jovens” de Ellen White
XVIII. Ministério pessoal
1. Participar ativamente de um projeto promovido pelo departamento: Unidade de Ação, Pequeno Grupo, Duplas Missionárias, ou outro, durante dois meses.
2. Realizar um curso bíblico com uma pessoa interessada.
XIX. Comunicação
1. Ajudar a preparar e manter um mural para a Igreja durante um mês.
2. Preparar uma notícia sobre algum evento da Igreja e enviar para o departamental de comunicação da Associação ou Missão, até 15 dias após o evento.